terça-feira, 2 de dezembro de 2008

privacidade nas empresas

A privacidade na Internet não é tema aplicável apenas a nível pessoal mas também ao nível empresarial.
A informação é cada vez mais importante na competitividade do mercado e por isso há métodos de extorquir informação importante sobre a concorrência para ganhar pontos no mercado. Ou seja, a invasão de privacidade mmarca pontos junto das empresas desonestas e prejudica as empresas que jogam limpo.
Esta invasão de privacidade de que se fala também é um método de saber informação sobre utilizadores ou possíveis utilizadores para que se saibam as necessidades deles e, assim oferecer-lhes o que eles precisam, enganando as pessoas. Uma forma de extorquir dinheiro.
Conclui-se, portanto, que quem anda no mundo virtual da internet deve ser informar-se sobre todos os truques e golpes. Como instalar um bom antivírus, não abrir publicidade, não fazer compras pela Internet, ter cuidado com códigos introduzidos (não só devido a serem copiados mas também devido a serem muito fácis e assim não serem de dificil acesso), não falar com pessoas que adicionam o mail no messenger e tenham conversas suspeitas (pessoas que sabem todos os truques para extorquir dinheiro e códigos bancários às pessoas), etc. Muito cuidado. A internet, hoje em dia, mais do que ser um mundo indispensável e sem dúvida fundamental, é perigoso para quem não se informar sobre os seus perigos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do tema:)

bem, o que poderei eu dizer mais sobre isto?

Hoje em dia uma empresa sem informação não funciona como todos nós sabemos. O problema é de onde ela retira a informação, a internet é um bom meio de obter informção mas a empresa tem que ser rigorosa ao ponto de verificar se a informção é veridica para não colocar o nome da empresa em risco.

Outro ponto fundamental é ter cuidado com os virús, fazer as devidas actualizações e todos os cuidados que um computador deve ter, é verdade que ele nos facilita no nosso trabalho mas também pode colocar a empresa numa situação menos boa.
Imaginemos que um virus invade um computador acedendo a alguns dados da empresa? como é que a empresa consegue competir no mundo exterior se esse mundo exterior já sabe as suas estratégias?!

A empresa deve ter um controlo de segurança da sua informção para a sua prórpia sobrevivência.