terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O que entende por Privacidade Online?

Para muitos de nós, é fácil perceber que muitas vezes, enquanto navegamos na Internet a nossa privacidade é "roubada".

É importante definir conceitos, para melhor compreendermos então o que é a PRIVACIDADE ONLINE

Online - "termo utilizado para descrever a condição de estar conectado a uma rede de computadores ou outros dispositivos. O termo é usado, em geral, para descrever alguém que está conectado à Internet." (http://genima.utopia.com.br/tiki-index.php?page=Dicionário Tecnológico)

Privacidade - "um indivíduo ou grupo tem privacidade numa situação se e só se nessa situação o indivíduo e o grupo ou a informação acerca do indivíduo ou do grupo é protegida da intrusão, observação e espionagem de outros" [Moor, 1990] (http://dcti.iscte.pt/eibd/seminarios/20060620_Antonieta_Vigario/2006-06-20e21_Antonieta_Vigario.pdf)

Depois de ler estes conceitos, compreende-se melhor quando a nossa privacidade online poderá ser comprometida. Cabe a cada navegador da Internet utilizar as ferramentas adequadas à sua segurança e à segurança dos seus dados.

Gostaria de deixar aqui uma questão para todos pensarem:

Será que o uso das novas tecnologias, principalmente dos computadores pessoais e da Internet são o ponto fulcral para todos os pontos relativos à privacidade online?

Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha opinião, sem dúvida alguma a privacidade online está directamente relacionada com o facto de estarmos em rede, quer seja a Internet ou outra qualquer, visto que se só assim podem aceder à nossa informação de algum modo.
Já agora, parabéns pelo blogue, pois está sugestivo e o tema é bastante actual.