sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Prejuízos que resultam da falha na segurança da informação

Como qualquer janela aberta para o mundo, a Internet proporciona uma visão explêndida do mundo.
No entanto existem tantas ameaças, que põem em risco a nossa segurança e podem causar sérios danos.
Quando os nossos computadores são invadidos, informações são roubadas e com elas são trazidos vários problemas e prejuízos. Entre estes prejuízos podem incluir-se os financeiros, pois até as grandes empresas podem ter a sua informação em risco.

Numa sociedade de informação como é a do século XXI, era de esperar que as nossas informações e vidas estivessem mais protegidas. No entanto, e tal como nas empresas corremos sempre o risco da nossa privacidade não ser respeitada.
É de notar que nalguns sites que visitamos, existe muitas vezes um link que nos remete para a "Política de Privacidade" que a empresa que gere o site possui, salvaguardando assim muitas informações que disponibilizamos. Pode tomar-se como exemplo a declaração da política de privacidade online da Microsoft (http://privacy.microsoft.com/pt-br/fullnotice.mspx)

Era interessante lerem o seguinte artigo que se refere aos prejuízos económicos que as falhas na segurança da informação podem desencadear...

http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0003e005.htm

2 comentários:

Cristiana Coelho disse...

No meu ponto de vista, todas as pessoas devem assegurar a confidencialidade dos dados, pois estamos perante uma sociedade altamente desenvolvida em relação as novas tecnologias. Devido a falta de privacidade on-line considero que as organizações devem estar protegidas com um sistema seguro que controle o acesso às pessoas não autorizadas protegendo ,assim, toda a sua informação.

Anônimo disse...

Actualmente, quando se fala de falta de segurança da informação, associamos a falhas nos sistemas de segurança. É necessário assegurar a confidencialidade dos dados, mas na maior parte das vezes, estas falhas acontecem porque do outro lado do pc encontramos pessoas que passam a vida a estudar meios para o fazer. Tratam-se de pessoas com bastantes conhecimentos na área e até já são conhecidos como "piratas online".
Na minha opinião, nenhum sistema é 100% seguro.