terça-feira, 25 de novembro de 2008

Novo motor de busca com mais privacidade

2008-07-28

Ex-funcionários do gigante da Internet Google lançaram um novo motor de busca. O Cuil, que faz da privacidade uma aposta forte na afirmação como concorrente do líder mundial da Internet.

Este motor de pesquisa, segundo afirmam os criadores, indexa 120 milhões de páginas, um número superior ao do Google, que há muito tempo não revela o número de páginas que indexa. A técnica de análise do conteúdo das páginas permitirá, segundo os fundadores, obter resultados muito relevantes, que são apresentados sob a forma de resumo e não sob forma de lista.

Outra vantagem do Cuil - nome que deriva da palavra irlandesa que significa conhecimento - é o maior respeito pela privacidade dos seus utilizadores, uma vez que não é guardado o historial das pesquisas efectuadas através do endereço IP, dizem os criadores.

Testado sobre algumas palavras-chave em francês e inglês, o Cuil aparentou apresentar menos resultados que o Google.

Vários motores de busca tentaram, em vão, nos últimos anos, rivalisar com o Google: o gigante Microsoft com o Live Search, e também companhias mais jovens como a Teoma, Vivisimo, Snap, Mahalo e Powerset.

Estes projectos não impediram, no entanto, o Google de ganhar, cada ano, quotas de mercado e de centralizar actualmente mais de 62% das pesquisas na Internet no mundo segundo Comscore, especialista na medição do mundo digital, muito à frente do seu primeiro concorrente Yahoo!, que conseguiu 14% do mercado e o Live Search da Microsoft, com 3%.

O Cuil foi fundado pelos ex-funcionários da Google, Anna Patterson, Russell Power e Louis Monier, especialistas de pesquisa na Internet, e Tom Costello, antigo funcionário da IBM.



Disponível em: http://jn.sapo.pt/paginainicial/Tecnologia/interior.aspx?content_id=972586 - 25.11.08

2 comentários:

Anônimo disse...

A privacidade é algo fundamental nos dias de hoje, porém penso que não existe total privacidade em nenhum acto que realizamos na Internet e não só. Assim este seria um aspecto/problema que as empresas deveriam tentar suprimir!

Olga Ferreira disse...

Este motor de busca tem uma forma diferente da do Google de apresentar resultados, a página de resultados mostra alguns resumos dos sites encontrados sem estarem dispostos verticalmente. Para quem está demasiado familiarizado com o Google acaba por parecer estranho..
O facto de o Google estar em Português, permitir restriçoes á língua, ao país, ferramentas de tradução e muitas mais opçoes acaba por "cativar" os utilizadores para não mudarem...